quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

FESTA POPULAR
Prepare-se para a folia
Desfile de Carnaval vai passar pela Rua XV de Novembro a partir das 20h30min

BLUMENAU - A folia do Carnaval vai tomar conta do Centro da cidade hoje à noite. A partir das 20h30min, seis blocos, dois carros alegóricos e um trio elétrico vão animar o público durante o desfile pela Rua XV de Novembro. Em seguida, haverá show e gastronomia na estrutura montada em frente à Delegacia Regional, na Avenida Beira-Rio. A expectativa da organização é receber um público de 6 mil pessoas, 1,5 mil a mais que no ano passado.

O desfile de blocos e foliões começará no Biergarten e subirá a Rua XV de Novembro, com animação da Banda S/A no trio elétrico. A rainha e as princesas do Carnaval 2009 são presenças confirmadas, além do grupo Capivara Rítmica. Um dos blocos confirmados, a Bolota e Cia., terá dois carros alegóricos em homenageem ao sorriso das crianças e à cantora Ivete Sangalo. O desfile deve durar 45 minutos.

A coordenadora do Carnaval, Lilian Ribeiro, explica que ao final do desfile o trio elétrico e os blocos seguem para a Avenida Beira-Rio, em frente à Delegacia Regional, onde a festa será concentrada. No local, haverá cachorro-quente, pastéis, petiscos, refrigerante e cerveja.

– Este é o terceiro ano que fazemos o Carnaval de Rua. Além do trio elétrico, a novidade deste ano foram as rodas de samba na Vila Germânica – diz Lilian.

De acordo com a Guarda de Trânsito, a Rua XV de Novembro não será fechada durante o desfile. Agentes vão acompanhar o desfile e organizarão o trânsito a medida que as atrações passarem. Entre o Shopping Beira-Rio e a Delegacia Regional, na Avenida Beira-Rio, o trânsito será interditado das 21h às 2h.



---


Sustentaaaaaa Esse Maracatu!

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

É som peixeiro nego!!! O Grupo Cultural Tarrafa Elétrica tocou suas primeiras notas no ano de 2003. Surgiu como opção para romper a barreira dos rotinei-ros covers e dar voz e ritmo a idéias que fervilhavam entre um grupo de amigos. Já nas primeiras composições a identificação com a cultura peixeira já se fazia presente. O próprio nome da banda veio para afirmar isso: Tarrafa , que remete a raiz de nossa cultura, e o Elétrica , que nos leva ao contemporâneo. Com essa proposta sonora o grupo seguiu. Buscado através de livros, contos, causos e conversas, ingredientes para temperar suas novas composições. Em novembro de 2004, graças à música “Seu Arildo” o grupo é convidado a participar de uma matéria no canal educativo Futura. A veiculação nacional da reportagem serviu como um grande incentivo, e logo no mês seguinte a banda começou a lancear suas redes sonoras por apresentações em toda a região. Foi em uma dessas que tiveram a honra de conhecer um dos grandes nomes da cultura de Itajaí, Seu Arnoldo “Cueca”, do Grupo de Boi-de-mamão e Dança Portuguesa de Cordeiros. Desse encontro surge uma parceria que revigora ainda mais o ideal de fortalecimento cultural que o grupo perseguia. Em Junho de 2005 é chegada a hora dos peixeiros romperem as fronteiras de Santa Catarina e aportar na capital de nosso país. Convidados para representar o município na Festa dos Estados, evento que reúne diferentes manifestações culturais tupiniquins, o grupo foi um dos destaques do estande de Santa Catarina cativando, junto com o Boi-de-mamão e demais atrações, um público estimado de 150 mil pessoas. Ao regressarem para casa os peixeiros tiveram uma agradável surpresa: a música “Seu Arildo” havia sido selecionada, entre 224 inscritos em todo o estado, para a II Mostra de Música Catarinense do SESC. O grupo nem teve tempo de arrumar as malas e partiu no dia 25 de julho para Florianópolis onde representou nosso município na grande noite de encerramento no Centro Integrado de Cultura (CIC). Desde então o grupo seguiu remando e levando a bandeira de nossa cultura adiante. Bombinhas, Balneário Piçarras, Joinville, Blu-menau, Itapema, Laguna, São Francisco do Sul, São Bento do Sul, Penha, Matinhos (PR), Porto Belo, Camboriú, Balneário Camboriú, Palhoça, São José, Barra Velha e Florianópolis. O som peixeiro esteve presente em todas essas localidades totalizando aproximada-mente 160 apresentações. A conclusão desse CD representa um novo marco na história da banda que agora almeja lancear suas redes sonoras por mares ainda não navegados.

www.myspace.com/tarrafaeletrica