quarta-feira, 5 de março de 2008

Em meio toda essa confusão entre Colombia e Equador...
Segue texto escrito por nosso memorável escritor blumenauense Maicon Tenfen sobre a pesquisa das Células Tronco.


Sete perguntas à Dona Igreja

Hoje o Supremo Tribunal Federal votará a validade constitucional (ou não) da Lei de Biossegurança, que permite pesquisas com células-tronco de embriões humanos armazenados em clínicas de fertilização. É útil lembrar que o texto da lei, além de prever a autorização expressa dos doadores, é explícito ao restringir a utilização dos embriões, que precisam estar inválidos para a gestação e congelados há mais de três anos. A lei foi barrada porque encontrou adversários poderosos no meio do caminho: a Igreja Católica e seus simpatizantes nas esferas política e jurídica do Estado brasileiro. Independente do resultado da votação de hoje, gostaria de fazer algumas perguntas à Dona Igreja, essa distinta e milenar senhora que, ninguém duvida, goza de considerável prestígio e influência no futuro do nosso país:

1) "Escolhe, pois, a vida" é o slogan da Campanha da Fraternidade de 2008. A senhora realmente acredita que incentivar pesquisas destinadas a curar enfermidades como a leucemia e a doença de Parkinson é uma escolha pela opção morte? Não se trata de uma velha rixa com sua vizinha, a Dona Ciência?

2) Na sua opinião, existe diferença entre pesquisar embriões e permitir que eles sejam jogados no lixo?

3) Se a senhora conseguir interditar as pesquisas com células-tronco no Brasil, parece que o mesmo não acontecerá em países como a Austrália e a Inglaterra. Num futuro próximo, o que a senhora dirá a seus seguidores pobres que, em caso de doença na família, não terão condições de viajar ao exterior e bancar um tratamento de saúde milionário?

4) A senhora ajudará o Ministério da Saúde a pagar os royalties necessários à importação de uma biotecnologia que nossos cientistas poderiam estar desenvolvendo aqui?

5) A senhora permitirá que bispos e padres enfermos se tratem com medicamentos desenvolvidos a partir de pesquisas com células-tronco?

6) Segundo pesquisa feita pelo Ibope por encomenda do grupo Católicas pelo Direito de Decidir, 95% dos católicos entrevistados concordam que apoiar pesquisas com células-tronco embrionárias para tratamento e recuperação de pessoas com doenças graves é uma atitude em defesa da vida. O que a senhora tem a dizer a essas pessoas?

7) Sou Católico Apostólico Romano. Minhas perguntas, portanto, estão sendo feitas "de dentro" da Instituição. A senhora vai me excomungar?



___



Paz e Luz !

Um comentário:

Craudinha Egg disse...

muito legal este texto bruno..
aodoro qdo postas coisas do maicon tenfen..
feliz páscoa
bjins