terça-feira, 22 de setembro de 2009

Ivan Lins - Cantando Histórias



Conheci este trabalho do Ivan Lins sexta feira passada, logo após tocar no KGB. Pedinho, Jack e Marcio (e que honra em... ) o Bruno chega ai vamos te mostrar um som.
Palavras do Jack -Um dos Melhores solos da música brasileira (Dinorah, Dinorah).

O Grammy Latino de 2005 (premiação que busca destacar os principais artistas latinos de cada ano). Entre os artistas brasileiros o destaque foi Ivan Lins, vencedor do prêmio de melhor álbum do ano (2005). Pianista genial, de sensibilidade ímpar na música brasileira, o compositor nunca obteve o devido reconhecimento por aqui, e sempre foi esquecido nas premiações nacionais. Em um país em que artista pode ser tanto Chico Buarque como Tati Quebra-Barraco, não me impressiona este esquecimento, mas tampouco me conforma. O imediatismo da mídia é tão exacerbado que alguns artistas têm, inclusive, prazo de validade, pois a falta de qualidade não justifica e não sustenta o sucesso instantâneo obtido através da alienação do público.
Como mudar isto? Não há meios. Ao menos que a classe artística se valorize e deixe de se prostituir, mas isto é inviável, pois afetaria interesses de retratos da babaquice juvenil da juventude, como Latino, Felipe Dylon, etc. Estes, sempre existirão. As rádios, continuarão a tocar músicas pagas pelas gravadoras, tornando o programador musical mais um empresário do que um estudioso de música. O que resta é os artistas de valor, os não-putos, os pensadores da cultura nacional, se unirem e continuar a buscar seu espaço honestamente, como sempre fizeram. Ivan Lins é um destes, que não suporta mais ver a cultura-puta brasileira. Sua vitória em um Grammy sempre marcado por vencedores de música pop, como Alejandro Sanz e Glória Stefan, é uma vitória também da música brasileira, e mostra que há mais pessoas no mundo que já não suportam mais esta simplificação da música, esta banalização e descompromisso. A moda, agora, é os artistas dizerem que a música não deve mais ser levada a sério. A minimização da música chegou ao ponto de desconsiderar a inteligência do ouvinte, sempre com frases vazias, sugadas de um passado recente e com harmonias e melodias fáceis ao ponto de soarem ridículas. O glamour, consequência do trabalho artístico, virou agora objetivo principal. A música, ao invés de motivo de vida, virou uma condição de sustento para os artistas se manterem no topo. Mas o tempo vai passar, estes artistas envelhecerão, e o discurso amor-escola-meninas-balada-rock ficará ainda mais vazio. O limbo criativo tragará estes artistas junto com o glamour e a fama. O fim é o esquecimento. As gravadoras agradecerão o apoio, mas o lucro desaparecerá, e o interesse também. Viveremos, então, em um tempo só de funks fulgazes e de festas nos apês dos "artistas" da vez. Ivans, Chicos, Caetanos e Miltons não estarão mais aqui para ver. Melhor para eles. Pior para a gente.

Confira:
http://www.4shared.com/get/91712113/e37e49a5/IvanLins-CantandoHistrias_AoVivo_up_cryppy.html

Músicos:
Zé Carlos (violão, guitarra e cavaquinho);
Leonardo Amuedo (violão e guitarra);
Marco Brito (teclados);
Neuma Antunes (baixo);
Téo Lima (bateria;
Layse Sapucahy (percussão).

____

E como a cultura se manifesta assim, um passando pro outro e indicando.
Neste exato momento meu amigo Kaiser me enviou um Link:

http://www.youtube.com/watch?v=TsnhnmGF23c

Vale apena ver!!


____


HOJE - FULL TRIO no Butiquin Wollstein.
Melhor da música instrumental brasileira!

2 comentários:

Flowz - artesanal e sustentável disse...

boaaa...todo mundo devia ler isso =)...uns concordariam, outros se sentiriam atingidos...mas certamente faz pensar!

fernanda aguiar disse...

É isso mesmo, toda a gente devia ler este texto do Bruno, no Brasil e em Portugal! Aqui como aí as pessoas têm memória curta. O exemplo do grande Ivan Lins é aplicado em Portugal ao músico Paulo de Carvalho (participa no último CD do Ivan com a Metropole Orchestra de Amsterdam, ouçam por favor, está nomeado para os Grammys Latinos deste ano). Obrigada ao Bruno por nos lembrar

Fernanda - Porto - Portugal