quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Eeee cidade complicada essa!


Rodízios e paralisações

- Deve ser bobeira - pensei.

Quando ouvi pela primeira vez, imaginei que essa história de promover o rodízio de carros em Blumenau não passava de piada. Ou se tratava do exagero alarmista dos indignados com a morosidade do nosso trânsito, ou do deboche puro e simples de quem já aprendeu a não levar essa cidade a sério.

Eis que abro o jornal, entretanto, e lá encontro com todas as letras e certezas: "proposta prevê rodízio de carros em Blumenau".

- Santo Deus! - exclamei. - Então quer dizer que o absurdo possui uma chance de se tornar realidade?

Onde os honoráveis proponentes da idéia foram buscar inspiração? Só pude chegar a duas conclusões:

1) A inspiração veio da nossa costumeira mania de grandeza. Já pensaram na publicidade? Blumenau adota o mesmo sistema de rodízio de São Paulo! É provável que até o Fantástico venha conferir esse fato extraordinário. Como uma cidade com apenas 300 mil habitantes possui tantos automóveis? Uma bela deixa para os políticos locais se gabarem do nosso PIB e do nosso invejável poder aquisitivo. (Dica importante: cuidado para não soltarem de novo que Blumenau não tem favelas).

2) A inspiração veio da preguiça dos nossos dirigentes em relação a antigos problemas de infra-estrutura. Perguntem a qualquer pedestre ou motorista: o rodízio vai liberar os gargalos que enfileiram os automóveis a caminho do centro? Vai tirar do caminho os ônibus que muitas vezes são obrigados a parar no meio da rua por falta de acostamento nos pontos de passageiros? Vai criar, por geração espontânea, mais vagas nos circulares desumanamente lotados em horários de pico?

Não deixa de ser irônica a paralisação dos motoristas e cobradores de ônibus logo após a proposta do rodízio. Por que não criar leis para estimular a existência de um transporte coletivo barato e de qualidade? Menos carros circulariam no Centro se os ônibus não estivessem tão caros e socados de gente compreensivelmente irritada. À estapafúrdia idéia do rodízio, contraponho que seus proponentes - e aqueles que acham que nosso sistema de transportes é "exemplar" - deixem seus carrinhos na garagem e tomem ônibus durante uma semana.

Com ou sem essa conversa de rodízio, aposto que os transportes públicos receberiam os investimentos que merecem.


Maicon Tenfen - 28/11/2007


___


Capivara Chegou!!!

Sabado 24/11 - Zimba Bar. (Maria Batuta, Grupo Capivara e Ozuê).

30/11 - Abertura Desfile de Moda.

Sabado 01/12 - Observatório Bar. (Grupo Capivara, Projeto Macumba e Tarrafa Elétrica).


...eles descem o morro de branco pra Sambar Maracatu!

http://grupocapivara.multiply.com/

Grupo de Estudos e Pesquisas Ritmicas CAPIVARA.






Paz e Luz!

Nenhum comentário: