terça-feira, 14 de outubro de 2008

Ipea: diferença de renda entre raças pode acabar só em 2029
Marina Mello
Direto de Brasília

De acordo com uma estimativa "otimista" do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), somente daqui 21 anos o Brasil poderá acabar com a diferença de renda domiciliar entre famílias brancas e negras.


Dados do órgão mostram que a renda das famílias brancas é atualmente, em média, 2,06 vezes maior que o rendimento das famílias negras.

Se o atual ritmo de redução for mantido, o pesquisador do Ipea, Mário Thedoro, estimou que somente daqui 21 anos o País conseguirá atingir a igualdade racial na renda familiar.

"Temos uma projeção otimista de que se isso (essa queda) virar uma tendência, daqui a 21 anos teremos igualdade", avalia.

Segundo ele, as políticas sociais de inclusão do negro já surtiram efeito nos dados atuais, que mostram uma queda na diferença entre negros e brancos.

Mas, o pesquisador alertou que este prazo poderia ser reduzido se surgissem outras políticas de inclusão voltadas especificamente para os negros e não apenas generalizando a população negra junto da população de baixa renda.

"Percebemos uma redução da desigualdade justamente ocasionada pelo acesso que as famílias negras tiveram aos programas sociais. (...) Porém, essa velocidade na diminuição da desigualdade tende a ser menor, já que esse efeito já foi percebido, a não ser que outros programas sejam elaborados pelo governo, o que até o momento não aconteceu", explicou.



__

Sem cometários!

Nenhum comentário: